Os resultados financeiros dos bancos brasileiros divulgados recentemente revelaram uma realidade de contrastes no setor. Enquanto alguns gigantes enfrentaram quedas significativas, outros registraram lucros recordes. Os números mostram que o lucro dos bancos privados listados na Bolsa teve uma queda de 9,4% em 2023.
A exemplo disso, o Itaú teve um aumento em seus lucros, assim como o BTG Pactual. Por outro lado, o Bradesco e o Santander enfrentaram quedas significativas, puxando para baixo o desempenho do setor como um todo.
O Bradesco, em particular, enfrenta desafios, registrando uma queda em seu lucro e apresentando um retorno sobre o patrimônio abaixo de concorrentes como o Itaú e o BTG Pactual. Esse desempenho abaixo do esperado levou a uma queda abrupta nas ações do banco, sinalizando preocupações para os investidores.
Essas mudanças foram assunto no novo episódio do podcast ‘Ligando os Pontos’, apresentado pelo CEO do Monitor do Mercado, Marcos de Vasconcellos, e a repórter, Maria Júlia Baumert. Assista:
Imagem: Wikimedia Commons