O microempreendedor individual (MEI) tem se tornado cada vez mais a vítima preferencial de golpistas, conforme o Sebrae. No entanto, conhecendo os esquemas mais frequentes, é possível seguir em frente com seus negócios de maneira segura e produtiva. Confira a seguir detalhes sobre os 5 golpes mais comuns contra o MEI.
1- Sites falsos para abrir seu MEI
Tenha especial atenção com um dos golpes mais praticados, que é o direcionamento de usuários para falsos sites de abertura do MEI. Eles muito se assemelham ao site oficial do governo e induzem o usuário a acreditar que precisam pagar uma taxa para adequação da sua situação.
Todavia, vale destacar que o processo é gratuito e deve ser realizado somente pelo Portal do Empreendedor.
2- Boletos de cobrança indevidas
Outra estratégia comum reside em sites que emitam supostos boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), disponibilizando falsas cobranças. Como o DAS é a contribuição que o MEI deve fazer mensalmente, verifique sempre se o boleto é legítimo fazendo a consulta no Portal do Simples Nacional ou no aplicativo MEI.
3- Golpes a partir de pedidos de retificação para MEI
Os golpistas também têm se utilizado de e-mails fraudulentos solicitando que o MEI faça supostas correções na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Importante ressaltar que o preenchimento e entrega deste documento deve ser feito pelo próprio empreendedor até o último dia de maio de cada ano no Portal do Empreendedor.
4 – Propostas de empréstimos
Propostas de empréstimos com planos de pagamento muito facilitados são outro golpe comum. Desconfie sempre de condições que pareçam vantajosas demais para serem verdadeiras.
5- A cilada da renegociação de dívidas
Por fim, fique atento a proposta de renegociação de dívidas com facilidades de pagamento via PIX. A negociação de débitos deve ocorrer diretamente com a instituição credora ou pelos canais oficiais da Receita Federal.
Proteja-se!
Estar bem informado sobre essas práticas fraudulentas pode manter seu negócio funcionando sem complicações. Lembre sempre de seguir as regras oficiais, desconfie de ofertas que pareçam demasiado favoráveis e mantenha-se informado, estas são as chave para operações seguras e bem-sucedidas.