A Caixa Econômica Federal, por meio da sua plataforma digital Caixa Tem, está liberando um auxílio emergencial no valor de R$ 540. Esse benefício faz parte do programa Bolsa Trabalho, uma iniciativa do governo paulista que busca proporcionar uma renda mensal aos cidadãos que se encontram desempregados e em situação de vulnerabilidade social.
Quem tem direito ao Bolsa Trabalho?
Para ter acesso ao Bolsa Trabalho, existem alguns requisitos que devem ser preenchidos pelos interessados. A condição mais importante é estar desempregado há mais de um ano sem receber o seguro-desemprego ou outro tipo de benefício similar. Além disso, o beneficiário deve possuir cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma renda familiar per capita de, no máximo, meio salário mínimo.
Como funciona o Bolsa Trabalho no Caixa Tem?
O beneficiário aprovado no programa realiza jornadas de trabalho de quatro horas diárias e recebe a quantia de R$ 540 mensalmente. As posições oferecidas nesse programa são em órgãos como escolas, creches, secretarias, postos de saúde, entre outros. Os beneficiários podem exercer funções como auxiliares de serviços gerais, copeiros, faxineiros e zeladores.
Saque disponível através do Caixa Tem
O benefício do Bolsa Trabalho pode ser disponibilizado por meio de um cartão específico fornecido pelo governo. No entanto, os beneficiários também têm a opção de receber o valor através da conta Caixa Tem, que facilita a realização de diversas operações. Através da plataforma Caixa Tem, o beneficiário poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos usando a função “saque sem cartão”. Também será possível fazer transferências, pagamentos de boletos, PIX, além de poder usar o cartão de débito virtual.