O mercado de produtos à base de cannabis, tanto para uso medicinal quanto cosmético, ainda é novo no mundo todo, com a América do Norte liderando a sua popularização, onde as pesquisas científicas e a regulamentação já avançaram bastante, e já conta com cerca de 30 empresas do setor listadas na bolsa de valores norte-americana.
Porém, um estudo da consultoria BDSA, especializada no segmento, mostrou que o mercado mundial de produtos à base de cannabis pode atingir US$ 60 bilhões até 2027.
De olho nesse potencial bilionário, embora o tema ainda seja alvo de muitas discussões (principalmente na Europa e América do Sul) e o mercado seja extremamente regulado, cada vez mais empresas no mundo todo investem em pesquisa e desenvolvimento de soluções farmacêuticas com a substância CBD medicinal, extraída da planta, que podem ajudar no tratamento uma ampla gama de distúrbios, como epilepsia, demência, fibromialgia, parkinson e até mesmo a depressão.
Não por acaso, no Brasil também cresce o surgimento de novas empresas interessadas em explorar esse mercado. A mais recente é a Simples Cannabis, que inaugurou espaço físico no último dia 24 de maio, na Av. Cidade Jardim, em São Paulo.
Da esquerda para direita: Leon Maas, Henrique Aguilar e André Bocchi, sócios da Simples Cannabis
A empresa chega ao mercado com o objetivo de auxiliar a importação de medicamentos à base de canabidiol no Brasil, facilitando o trâmite junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Idealizada em 2022 pelos empresários André Bocchi, que é advogado, e Leon Maas, biólogo, com 12 anos de experiência em gestão de produção e otimização de custo, sua missão é viabilizar e diminuir o custo de tratamentos com os melhores produtos à base de cannabis.
“Nosso objetivo é expandir a medicina canábica no Brasil, trazendo o melhor custo-benefício e usando a expertise da nossa equipe médica para soluções eficazes junto aos nossos clientes”, afirma Bocchi.
Com investimento de R$ 1,5 milhão, o local inaugurado chega para facilitar ainda mais o acesso de informações e mesmo ao produto a pacientes que têm interesse e fazem tratamentos com o uso da cannabis medicinal. O espaço da Simples Cannabis tem consultórios médicos e especialistas via telemedicina, onde é possível passar em consulta e viabilizar a documentação necessária à importação, tudo feito com segurança e seguindo as leis vigentes no país.
Doutor em cardiologia, Edimar Bocchi, o médico-especialista da marca, reforça o compromisso sério e legal com a medicina canábica da empresa, já que faz parte dos 3% de melhores cientistas do mundo, eleito em 2021 e 2022 pela Universidade de Stanford/Elsevier.
Com 1.500 produtos disponíveis para auxiliar os pacientes na importação, um dos diferenciais da Simples Cannabis é justamente manter o valor de comercialização dos Estados Unidos, adicionando apenas a taxa de frete. “Queremos trazer os melhores produtos do mundo para enriquecer a vida das pessoas e maximizar o compartilhamento, o aprendizado e a inovação médica por meio da ciência”, reforça o fundador da empresa.
Atualmente, a Simples Cannabis conta com capital atual de cinco sócios-investidores e não tem endividamentos. De acordo com a empresa, a expectativa de faturamento é de R$ 10 milhões neste primeiro ano e R$ 30 milhões no segundo, com expansão e abertura de novos espaços físicos em cinco outras capitais brasileiras.
A farmacêutica VerdeMed é uma das empresas parceiras da Simples Cannabis e enxerga com entusiasmo o cenário atual e futuro. “A parceria com a Simples Cannabis mostra que o avanço desse mercado no Brasil, assim como no resto do mundo, é um caminho sem volta. O modelo criado pelas duas empresas é inovador e, por meio dele, o cliente faz a jornada completa para a aquisição dos produtos, da teleconsulta e prescrição à compra. É a democratização do acesso aos produtos à base de cannabis”, José Bacellar, CEO da VerdeMed.
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