Se você é trabalhador do setor privado ou público, uma notícia recente do Governo Federal certamente vai despertar o seu interesse. Anunciada uma significativa mudança no sistema de pagamento do Calendário PIS/PASEP para o ano de 2024, trazendo novidades que prometem facilitar o acesso ao abono salarial por parte dos beneficiários. A seguir, vamos entender melhor o que muda e como isso pode afetá-lo.
O que muda no PIS/PASEP 2024?
Atenção, trabalhadores! A partir de fevereiro de 2024, as regras para o saque do abono salarial do PIS/PASEP mudarão. A principal alteração está na definição da data para o saque: agora, o mês de aniversário do beneficiário será o único critério para tal. Essa mudança busca simplificar e tornar mais justa a liberação dos recursos, impactando diretamente cerca de 24,5 milhões de trabalhadores ativos em 2022 que estão elegíveis ao benefício em 2024.
Como é calculado o valor do benefício?
Uma dúvida comum entre os trabalhadores é sobre como é calculado o valor do benefício. Importante ressaltar que o salário mínimo tem influência direta nesse cálculo. Diante disso, com o reajuste do salário mínimo para R$ 1.412, o valor do abono salarial será ajustado proporcionalmente, garantindo um benefício mais justo conforme o aumento destacado.
Como consultar o PIS/PASEP
O direito ao PIS/PASEP é concedido a trabalhadores dos setores privado e público que cumpram os critérios definidos por lei, incluindo aqueles que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano-base de análise. Para consultar os detalhes do seu benefício, como valor, data e forma de pagamento, os beneficiários podem recorrer ao aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou outras plataformas digitais disponibilizadas pelo governo.
Calendário de Pagamento: Como Ficam as Datas?
O pagamento do abono salarial é programado conforme o mês de nascimento do trabalhador para os inscritos no PIS e, de maneira similar, para os cadastrados no PASEP, pelo Banco do Brasil. O calendário detalhado é uma ferramenta essencial para que os beneficiários se programem para o saque do abono de forma organizada e sem complicações.
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto.

Consulta do PIS/PASEP pelo CPF
Consultar o PIS/PASEP nunca foi tão fácil. Com apenas o uso do CPF, o trabalhador pode acessar uma gama de informações referentes ao seu benefício, utilizando as diversas opções digitais como os aplicativos do Meu INSS, FGTS, Caixa Trabalhador ou mesmo por contato telefônico.
Resumindo, com as alterações anunciadas para o Calendário PIS/PASEP 2024, o governo visa otimizar o sistema de pagamentos, tornando-o mais acessível e justo para todos os trabalhadores brasileiros. Certifique-se de estar por dentro das mudanças e preparado para as novas regras. E lembre-se sempre de checar os seus dados e manter a segurança digital em todas as consultas online.