Corrigir textos, criar rotinas, automatizar processos. São muitos os usos da Inteligência Artificial no mundo empresarial. Aumentar a eficiência e a produtividade, entretanto, depende de uma mudança cultural, explicam especialistas.
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Segundo matéria da revista especializada em tecnologia PCMag, se familiarizar com a Inteligência Artificial é o primeiro passo para implementar a tecnologia em uma empresa de uma maneira positiva.
De acordo com Luke Tang, gerente geral do programa Global AI+ Accelerator da TechCode (iniciativa que visa acelerar startups de IA ao nível global), a IA está sendo impulsionada por todo o progresso recente no campo do aprendizado de máquina (ML, ou ‘Machine Learning’, em inglês). “Não há uma única descoberta revolucionária que possamos apontar, mas o valor empresarial que podemos extrair do ML atualmente é excepcional”, afirma Tang.
Após entender melhor sobre a tecnologia, a empresa deve olhar para o financeiro, pensando em como a adoção do recurso pode trazer lucros para a companhia. “Para priorizar, olhe para as dimensões de potencial e viabilidade e coloque-as em uma matriz 2×2”, diz Tang. “Isso deve ajudar você a priorizar com base na visibilidade de curto prazo e saber qual é o valor financeiro para a empresa. Para essa etapa, normalmente é necessário o apoio e o reconhecimento dos gerentes e executivos de alto nível”, complementa.
Além disso, é necessário que toda a equipe esteja ciente da decisão. Vale lembrar que a tecnologia ainda é temida por muitos funcionários, uma vez que existe o medo de ser substituído pelas IAs. Portanto, a equipe precisa saber como adotar serviços de IA pode ajudar no serviço, sem sentir ameaças pelo uso da tecnologia. Mostre exemplos de como, com a utilização das IAs, os funcionários podem aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Há diversas formas de apresentar o recurso para os trabalhadores da empresa. Tang recomenda workshops remotos e cursos online oferecidos por organizações (como a Udacity), como maneiras fáceis de começar com a IA na organização.
Outro ponto a ser reforçado é acerca das possíveis falhas e abuso da tecnologia. Vale ressaltar que a inteligência artificial está em contante aprendizado e, sendo assim, é suscetível a erros. O uso deve ser moderado, como forma de ajuda e não criação principal.
Por fim, os empregados devem estar sempre abertos a relatar e recomendar mudanças e melhorias durante todo o processo de adaptação.
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Imagem: Freepik