O fundo BRZ Infra Portos (BRZ11) acaba de divulgar um aumento de 41% na sua distribuição aos cotistas para o período de 12 meses iniciado a partir de julho deste ano — até junho de 2024. O valor pago por cota subirá de cerca de R$ 0,33 para R$ 0,47.
Somando os pagamentos mensais ao longo de cada período, o total recebido pelo cotista em 12 meses avançará de cerca de R$ 4 para R$ 5,64 por cota.
O documento que anuncia a elevação das distribuições (registrado junto à CVM — Comissão de Valores Mobiliários) projeta mais crescimento na distribuição dos pagamentos para os anos seguintes.
Para julho de 2024 a junho de 2025, a previsão de um pagamento de R$ 6,23 por cota, chegando a R$ 20 por cota entre julho de 2030 e junho de 2031.
Porto de Itapoá
O BRZ Infra Portos FIP-IE possui, como ativo, o Porto de Itapoá (SC). O fundo é acionista do bloco de controle do terminal, que, por sua vez, é focado na movimentação de contêineres, atuando com a importação e exportação de cargas de toda a região sul (RS, SC e PR), além de Mato Grosso do Sul.
Com uma capacidade instalada de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner) ao final de 2022, o porto vem aumentando a movimentação e a utilização dessa capacidade e a eficiência operacional.
Se, em 2018, foram movimentados 680 mil TEUs, no ano passado foram 951 mil TEUs. A previsão é de que, em 2028, esse total chegue a 1,8 milhão de TEUs.
A receita líquida do porto aumentou de R$ 490 milhões em 2021 para R$ 546,3 milhões no ano passado, avanço de 11,4%. O lucro líquido cresceu 27,3%, de 127 milhões em 2021 para 161,7 milhões em 2022. E o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 8,6% no mesmo período.
Os bons resultados em termos de aumento da utilização do porto e a ainda a sua expansão em curso explicam o aumento do pagamento de dividendos e as previsões ainda mais otimistas para os próximos anos.
O fundo BRZ Infra Portos é negociado no ambiente da B3, sob o código BRZ11.