Estimativas do próprio Governo indicam que 80% da população brasileira são totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com planos de saúde cada vez mais caros, muitos brasileiros têm buscado alternativas para conseguir consultas e exames, e isso tem impulsionado o setor de medicina acessível, que já conta com dezenas de redes focadas em atender o público que não tem dinheiro para pagar o plano de saúde, mas também não quer ficar no SUS.
E este movimento não é novo. Com mais de vinte anos de mercado, a Clínica da Cidade, fundada em Campinas, interior de São Paulo, se prepara para superar a marca de 100 unidades pelo Brasil até o fim deste ano. Em 2022, a rede realizou mais de 400 mil procedimentos e o foco da marca é oferecer serviços a um “preço justo” para um número 60% maior.
O modelo escolhido para a expansão da rede foi o de franquias, que permite o investimento de pessoas que não conhecem sobre o setor, não atuam na medicina, mas querem empreender no segmento. Com 54 clínicas em operação, além de nove unidades próprias, a Clínica da Cidade terminou o primeiro trimestre com 75 franqueados com contrato assinado.
Além de levar essa opção de consultas e exames para outras regiões do Brasil, a marca tem fortalecido o crescimento no sudeste, região mais populosa.
“A expansão é necessária para que possamos ampliar o acesso às consultas e exames por milhões de pessoas que não têm plano de saúde e não podem esperar o ritmo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta Rafael Teixeira, CEO da Clínica da Cidade.
Atualmente, a marca a está presente em 12 Estados diferente. Só no ano passado, a franquia inaugurou 19 clínicas nos estados de São Paulo, Paraná, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará.
São mais de 20 especialidades médicas e mais de 4.000 tipos de exames com preços acessíveis, entre eles, laboratoriais, de imagem e cardiológicos, com facilidade de agendamento e atendimento humanizado.
Aos franqueados, a franquia oferece todo suporte, desde a escolha do ponto da unidade, com análise geofusion – capaz de identificar tendências de mercado, plano de marketing, treinamentos online e presencial.
“Somos a única franquia de saúde que não trabalha com cartão de recorrência e que consegue rentabilizar o segmento sendo a quarta via, democratizando o atendimento médico primário de forma humanizada e acolhedora, resolvendo dores e urgências do paciente por um preço justo, de fácil acesso, descomplicado e sem a necessidade de mensalidade”, enfatiza o CEO.