O Itaú BBA divulgou recentemente uma análise indicando que janeiro é historicamente um mês favorável para o mercado de ações. No estudo, o banco destacou quatro papéis – Direcional, Prio, Banco do Brasil e Suzano – que apresentam um histórico sólido de desempenho no primeiro trimestre, combinado com fundamentos robustos.
Padrões e sazonalidade
O levantamento busca identificar padrões comportamentais na Bolsa. Os analistas Daniel Gewehr, Matheus Marques e Victor Cunha afirmam que o Brasil segue tendências semelhantes ao S&P 500, prevendo um crescimento positivo nos lucros, com alívio na política monetária e atenção às discussões fiscais iniciadas em 2022.
Setores em foco
No que diz respeito aos setores, empresas de grande capitalização e beta mais elevado têm superado a média, com destaque para Financeiro e Petróleo e Gás. Papel e Celulose e Siderurgia e Mineração têm histórico positivo em janeiro, oferecendo alguns dos melhores desempenhos no primeiro trimestre.
Ações recomendadas
Apenas três ações – Direcional, Prio e Ydugs – apresentaram desempenho positivo em todos os meses de janeiro nos últimos 7 anos. Contudo, as ações com melhor desempenho para janeiro foram Magazine Luiza, SLC Agrícola, Direcional, Banrisul e Usiminas. Para o primeiro trimestre, Prio, Enauta, Banco Pan, SLC Agrícola e Suzano se destacaram.
Os analistas reforçam Prio, Banco do Brasil e Suzano entre as 10 principais opções de investimento, juntamente com Direcional, B3, BTG Pactual e Totvs, no portfólio recomendado do banco.
Imagem: Piqsels









