O prazo para o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre com um desconto de até 11% se encerra nesta quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024. Para emitir as guias de pagamento, os contribuintes podem optar pela emissão online ou optar pelo atendimento em um dos 20 pontos distribuídos pela cidade.
Quais são as opções para pagar o IPTU?

Além das opções presenciais, os porto-alegrenses têm à disposição ferramentas digitais para a emissão das guias do IPTU. O site da Prefeitura, o aplicativo 156+POA e também o WhatsApp são alternativas para obter o documento.
O secretário-adjunto da Fazenda, Jonas Machado, recomenda a utilização desses canais para facilitar o processo: “Orientamos o cidadão a procurar um dos canais digitais disponíveis, que são muito fáceis de usar, como o WhatsApp, que faz parte do dia a dia das pessoas.”
Balanço do IPTU até o momento
Até a segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de Porto Alegre já contabilizou o pagamento de aproximadamente 164 mil guias de IPTU. Com isso, a arrecadação até o momento já soma R$ 200 milhões.
Como emitir a guia do IPTU?
Para emitir a guia:
- Por Whatsapp, é necessário enviar uma mensagem para o número (51) 3433-0156, selecionando a opção 4.
- Além disso, a guia pode ser emitida pelo site do IPTU ou pelo aplicativo 156+POA.
- Para quem preferir o atendimento presencial, é possível obter a guia em uma das 17 subprefeituras, nas unidades do Tudo Fácil na Zona Norte e na Zona Sul, e na Loja da Secretaria Municipal da Fazenda.
Vale lembrar que o pagamento do IPTU é fundamental para que a Prefeitura possa realizar investimentos e melhorias na cidade. Por isso, fique atento aos prazos para aproveitar o desconto oferecido no pagamento antecipado.







