O Brasil foi, em muitas de suas regiões, recentemente atingido por diversas catástrofes naturais, que infelizmente deixam marcas profundas nas cidades e também no orçamento das famílias afetadas.
Pensando nisso, uma iniciativa tem ganhado destaque e beneficiado muitas pessoas neste momento de necessidade: o valor de R$ 6.210 que, por meio do saque calamidade, pode ser liberado para esses cidadãos.
Como funciona o auxílio do Caixa Tem?

Esse recurso tem origem na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador, mas só é disponível em situações de urgência e grande necessidade, decorrentes de desastres naturais que tenham causado prejuízos em sua moradia, como:
- Enchentes
- Inundações
- Vendavais
- Precipitações de granizo
- Entre outros
Os desastres naturais que são considerados válidos para a liberação do valor são:
- Enchentes ou inundações graduais
- Enxurradas ou inundações bruscas
- Alagamentos,
- Inundações litorâneas provocadas pelo mar,
- Precipitações de granizos,
- Vendavais ou tempestades,
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais,
- Vendavais extremamente intensos,
- Furacões
- Tufões ou ciclones tropicais
- Tornados e trombas d’água.
E como acesso esse benefício do Caixa Tem?
Para ter acesso, o governo do local atingido precisa decretar situação de calamidade pública ou de emergência. No caso recente de Porto Alegre, por exemplo, a Prefeitura da cidade começou a liberar a lista de beneficiários que terão acesso ao auxílio e poderão sacar o dinheiro até o dia 18 de abril. O
Os moradores que queiram ter acesso ao dinheiro precisam fornecer dados como:
- Nome
- Telefone
- Endereço
- Outras informações essenciais.
Se o pedido for aprovado, a Prefeitura de Porto Alegre irá enviar a confirmação através de mensagem no WhatsApp e o beneficiário poderá então realizar o saque na Caixa ou no aplicativo do Caixa Tem.
Quem são os beneficiados pelo auxílio do Caixa Tem?
O auxílio é voltado especialmente para os moradores de 76 bairros de 16 regiões do Orçamento Participativo (OP) que possuem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) inferior a 0,9. É importante lembrar que a iniciativa é uma medida do Governo Federal para auxiliar as famílias a reequilibrarem suas finanças após a severa tempestade que atingiu a cidade de Porto Alegre em janeiro deste ano.
Conforme informa a prefeitura, somente os moradores dos bairros mais afetados pelas chuvas podem realizar o saque calamidade. A ação, portanto, é uma maneira encontrada pelo governo de amenizar as consequências dos desastres naturais e proporcionar algum suporte financeiro às famílias prejudicadas.
Por isso, se por ventura você está vivendo uma situação de calamidade ou emergência decretada por causa de desastres naturais, vale a pena se informar mais sobres as condições e documentos necessários para solicitar o saque calamidade.







