Um falso golpe financeiro, armado por entidades do mercado brasileiro, mostrou como o brasileiro cai fácil nesse tipo de armadilha. O experimento foi divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira (22) e seu resultado chama a atenção.
Funcionou assim: a CVM e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criaram um site de uma empresa fictícia, que, além de prometer, garantia dar alto retorno com investimentos em fundos de ações.
O problema é que praticamente metade dos visitantes do site (48,8%) clicaram em botões que indicavam a intenção de investir nos produtos, mesmo eles prometendo ganhos irreais.
E não se trata de pouca gente. Nos quatro meses em que ficou no ar, a página recebeu 884 mil visitas.
Identificando o golpe
Quem clicava no link era levados a uma página educativa, alertando sobre o risco que correram e orientando sobre ciladas e formas de prevenção.
As principais dicas podem ser resumidas nos três pontos abaixo:
- Promessas de lucros altos
Sempre desconfie de promessas financeiras milagrosas com ganhos gigantes em curto prazo. - Informações distorcidas ou insuficientes
Pouca informação sobre a empresa ofertante, o produto, o serviço, o suposto negócio ou o investimento = cilada! Fique de olhos bem abertos e atento ao CNPJ das empresas, procurando informações sobre a sua atuação no mercado. - Ofertas com alto senso de urgência
A insistência para que você feche um negócio e não perca a suposta oportunidade pode indicar um golpe. Investimentos realmente bons não precisam procurar desesperadamente por investidores.
Andréa Coelho, Chefe da Divisão de Educação Financeira e Superintendente Interina de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, alerta: “Desconfie de promessas de rendimentos altos, cuidado com supostos especialistas em fóruns de internet e redes sociais, cuidado com ofertas na internet de fontes desconhecidas e verifique sempre o ofertante/intermediário”.
“Os resultados mostram que as pessoas ainda estão vulneráveis a ofertas enganosas e golpes já conhecidos e que sempre têm as mesmas características. A primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e cultivar um ceticismo saudável quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo”, afirma Marcelo Billi, Superintendente de Educação da ANBIMA.
A rede social mais utilizada no Brasil, o WhatsApp, passou a ser um canal de auxílio para investidores na sua tomada de decisão. Evitar as “fake news” e encontrar as fontes certas, no entanto, tornou-se um desafio para quem não quer ser alvo dos famosos esquemas de pirâmides e golpes financeiros.
Filtro pelo WhatsApp
Para auxiliar quem busca informações em tempo real e oportunidades, de fontes confiáveis do mercado financeiro, o Monitor do Mercado — um dos mais relevantes sites de notícias e informações sobre economia e investimentos do Brasil — criou os próprios grupos, chamados Monitor Real Time.
A crescente popularidade dos grupos de WhatsApp, que tornou-se a principal rede social do país, de acordo com pesquisa do Datafolha de 2022, muitos investidores têm encontrado uma maneira rápida e eficaz de identificar oportunidades e armadilhas no mercado financeiro.
Com uma equipe de jornalistas especializados na cobertura do mundo financeiro, com acesso às mais diversas fontes em bancos, corretoras e casas de análise, o grupo Monitor Real Time envia notícias, análises e recomendações em tempo real para seus membros.
Clique aqui para garantir seu lugar no grupo Monitor Real Time.
Profissionais qualificados
Além de cuidar das suas fontes de informação, a possibilidade de consultar um expert em investimentos é um passo essencial para chegar às ofertas corretas para seu perfil e suas necessidades.
Leitores do Monitor do Mercado têm um canal aberto para falar com os profissionais da Wise Investimentos|BTG Pactual. Aproveite!
Com essas conversas individuais, você vai conhecer as principais oportunidades para o seu perfil e traçar o seu caminho para a liberdade financeira, com um planejamento completo.
Clique aqui e marque uma conversa com um profissional, gratuitamente.
*Imagem: Canva.com










