O governo americano anunciou a falência do Silicon Valley Bank (SVB) nesta sexta-feira (10).
O Silicon Valley Bank (SVB) teve uma grande perda de quase US$ 2 bilhões em investimentos em títulos de dívida do governo dos EUA, mas o UBS diz que não há sinais de contágio no sistema bancário.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
A Federal Deposit Insurance Corp (FDIC), seguradora do banco, alertou recentemente que os bancos americanos enfrentam perdas potenciais significativas associadas a essas carteiras de títulos.
Esta é a primeira instituição segurada pela entidade a fechar as portas nos últimos 2 anos.
Os investidores também estão preocupados com a possibilidade de os clientes retirarem seus depósitos em favor de títulos de dívida de curto prazo, que estão oferecendo maior retorno. Apesar disso, o UBS acredita que a situação é gerenciável e que as regras mais rígidas de liquidez desde a crise financeira de 2008 devem ajudar a evitar uma crise generalizada.
A Oanda Currency, entretanto, acredita que a falência deve pressionar as techs, já que o banco era um dos principais credores no Vale do Silício.
“Refinanciamento de startups e de dívidas são alguns dos maiores riscos financeiros que os traders estão analisando, mas essa pressão sobre os pequenos bancos parece que deve permanecer contida e não pesar sobre os grandes bancos”, afirmou o analista Edward Moya em relatório.
Imagem: unsplash.com










