A Sabesp divulgou seu balanço do segundo trimestre de 2024, apresentando um lucro líquido de R$ 1,209 bilhão, o que representa uma alta de 62,6% em comparação ao mesmo período de 2023. No acumulado do primeiro semestre de 2024, o lucro líquido da empresa cresceu 36,3%, totalizando R$ 2,032 bilhões.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 2,97 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 35,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No semestre, o Ebitda ajustado somou R$ 5,532 bilhões, alta de 31,7% na comparação anual. A margem Ebitda ajustada subiu de 44,5% para 54,2% no trimestre e de 44,6% para 51,7% no semestre.
Receita operacional e impactos tarifários
A receita operacional líquida da Sabesp no segundo trimestre atingiu R$ 6,749 bilhões, crescimento de 9,7% em relação ao período de comparação em 2023. No semestre, a receita operacional líquida totalizou R$ 13,3 bilhões, um aumento de 12,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita operacional bruta relacionada à prestação de serviços de saneamento, que exclui a receita de construção, alcançou R$ 5,932 bilhões, representando um acréscimo de 14,3% em comparação ao segundo trimestre de 2023.
Esse aumento foi impulsionado por reajustes tarifários de 9,6% em maio de 2023 e de 6,4% em maio de 2024, além de um crescimento de 3,2% no volume faturado total.
Redução de inadimplência e acordos positivos
A Sabesp também destacou uma redução significativa de R$ 145,8 milhões, ou 67,1%, nas provisões para créditos de liquidação duvidosa (PECLD), que passaram de R$ 217,4 milhões no segundo trimestre de 2023 para R$ 71,6 milhões no segundo trimestre de 2024.
Essa diminuição é resultado de um feirão de renegociação, ações estruturantes de cobrança, aumento no volume de corte e supressão de serviços, além de acordos com grandes consumidores. Um desses acordos gerou um impacto positivo não recorrente de R$ 76,5 milhões.
O percentual de PECLD em relação à receita de saneamento fechou o semestre em 2,3%. Excluindo o efeito não recorrente, o percentual foi de 2,9%, abaixo dos 3% registrados em 2023.
Grupo CMA
Imagem: Divulgação