As bolsas de NY (Nova York) fecharam em alta nesta terça-feira (13), impulsionados por dados econômicos que alimentaram as expectativas de uma possível redução nas taxas de juros nos Estados Unidos.
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) veio abaixo das projeções do mercado, sugerindo uma desaceleração na inflação e abrindo caminho para um corte de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano.
Desempenho dos índices
- Dow Jones fecha com alta de 1,04% (39.765,64 pontos);
- S&P 500 sobe 1,68% (5.434,43 pontos);
- Nasdaq avança 2,43% (17.187,61 pontos).
Expectativas para a inflação
O índice de preços ao produtor, que mede a variação dos preços que os produtores recebem por seus bens e serviços, subiu 0,1% em julho em relação a junho, e registrou uma alta de 2,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Esses números ficaram abaixo das expectativas do mercado, gerando otimismo em Wall Street sobre a possibilidade de uma política monetária mais branda.
Mercado de ações
O resultado da inflação impulsionou o apetite por risco, especialmente entre as ações de tecnologia. A Nvidia, por exemplo, viu suas ações subirem 6,53%, enquanto a Apple ganhou 1,72% e a Meta, 2,44%.
As ações da BuzzFeed, empresa de mídia digital, saltaram 25,89% após o anúncio de um programa de reestruturação de custos, em resposta aos prejuízos recentes. A Starbucks também teve um dia expressivo, registrando a maior alta do índice Nasdaq, com uma valorização de 24,50% após a nomeação de Brian Niccol, ex-CEO da Chipotle Mexican Grill, como seu novo presidente executivo. Por outro lado, as ações da Chipotle caíram 7,50%.