Nas últimas semanas, clientes do Bradesco têm reportado uma nova modalidade de golpe envolvendo a assistente virtual do banco, a BIA. Os criminosos se passam pela BIA em contatos telefônicos e informam ao cliente sobre uma transação suspeita em sua conta. Para bloquear a transação, solicitam que o cliente ligue para um número específico ou forneça informações pessoais. Essa prática tem preocupado os usuários, que se manifestaram nas redes sociais.
É importante destacar que o próprio Bradesco já esclareceu que sua assistente virtual, a BIA, não realiza contato telefônico. A comunicação oficial da BIA é exclusivamente feita por meio de mensagens pelo WhatsApp. Qualquer contato que não siga essa via é suspeito e deve ser tratado com cautela pelos clientes.
Como se proteger dos Golpes envolvendo a BIA?
O Bradesco tem reforçado que não entra em contato com os clientes solicitando senhas, informações de segurança ou que realizem atualizações de sistema baixando aplicativos de acesso remoto. Em casos de mensagens suspeitas, o banco orienta que o cliente encaminhe para o canal de denúncias para avaliação e tomada de medidas necessárias para desabilitar o número utilizado pelos golpistas.
Quais medidas o Bradesco está tomando?
Para prevenir golpes e fraudes, envolvendo especialmente o Pix, a BIA entra em contato com os clientes exclusivamente pelo WhatsApp. Nessa comunicação, caso uma transação esteja retida para análise de segurança, o banco pede a confirmação do cliente. Se a transação for desconhecida, o Pix é cancelado. Assegurando a autenticidade, a conta oficial da BIA no WhatsApp possui um selo de verificação e nunca faz ligações telefônicas.
O que os clientes devem fazer em caso de suspeita?
Em caso de qualquer mensagem ou ligação suspeita, os clientes devem:
- Não fornecer informações pessoais ou senhas;
- Verificar se a conta que está entrando em contato possui o selo de verificação;
- Encaminhar a mensagem suspeita para o canal de denúncias do Bradesco;
- Desconfiar de ligações telefônicas solicitando informações urgentes;
- Consultar diretamente o aplicativo ou os canais oficiais do banco para qualquer dúvida.
Por que é importante estar atento a esses golpes?
Esses golpes visam enganar os clientes para obter informações pessoais e acessar contas bancárias, resultando em prejuízos financeiros significativos. A crescente sofisticação dos criminosos exige que os usuários fiquem cada vez mais atentos e informados sobre as maneiras corretas de se comunicar com suas instituições financeiras.
O papel da conscientização na prevenção de fraudes
O Bradesco realiza diversas campanhas de conscientização em parceria com empresas de telecomunicação e em colaboração com a Febraban para combater esse tipo de fraude. Manter-se informado sobre as práticas recomendadas e desconfiar de abordagens não oficiais são passos fundamentais para se proteger e evitar ser vítima de golpes.
Mantenha-se seguro e esteja sempre atento às comunicações que recebe em nome de sua instituição financeira!