As ações da PDD Holdings (PDD), dona da Temu, despencaram mais de 28% devido aos resultados decepcionantes do segundo trimestre. A varejista é uma das principais concorrentes da Shein e da Shoppee, e chegou recentemente ao Brasil.
Nesta terça-feira (27), a varejista amplia ainda mais a queda, com uma desvalorização de 3,58% na Nasdaq, às 15h10. Ontem, a PDD divulgou o seu balanço para o segundo trimestre, informando uma receita de 97,06 bilhões de yuans (R$ 73,5 bilhões), abaixo das estimativas de 100,17 bilhões de yuans (R$ 77,4 bilhões).
Entre abril e junho, o lucro líquido da companhia dobrou, com um avanço de 144% na comparação anual. A PDD somou 32 bilhões de yuans (R$ 24,2 bilhões) no segundo trimestre.
Impacto com o aumento da concorrência para a Temu
Em número totais, a receita cresceu 86% de um ano para o outro, no entanto, junto aos dados do balanço, alguns executivos da companhia declararam que as pressões sobre o crescimento das receitas provavelmente continuarão devido ao aumento da concorrência.
“No último trimestre, nossa taxa de crescimento de receita desacelerou em relação ao trimestre anterior. Olhando para o futuro, o crescimento das receitas enfrentará inevitavelmente pressão devido à intensificação da concorrência e aos desafios externos”, disse o vice-presidente de Finanças da PDD Holdings, Jun Liu.
Ainda segundo ele, é esperado que a rentabilidade da companhia também seja afetada nos próximos meses, à medida que a PDD siga investindo decididamente.
PDD perde R$ 302,8 bilhões de valor de mercado
Desde quando as ações foram listadas em 2018, a queda desta segunda-feira foi a maior da companhia. O desempenho fez com que a varejista perdesse mais de US$ 55 bilhões (R$ 302,8 bilhões) em valor de mercado.
Segundo Ben Harburg, gerente de portfólio da CoreValues Alpha, o mercado de comércio eletrônico na China encontra-se saturado, com a intensa concorrência interna de gigantes como JD.com e Alibaba afetando os lucros da empresa, que também rivaliza diretamente com a Shein. No cenário global, a companhia enfrenta desafios de concorrentes como a Amazon.