A onda do ensino online, impulsionada pela pandemia de Covid-19 deixou sua marca na lucratividade das empresas de educação. Agora, a rede de escolas de inglês Wise Up quer nadar para o outro lado e apostar na sua presença “offline”. O plano é chegar a 240 franquias em 2025 — hoje, são 60 unidades.
Toda a Wiser Educação, holding de edtechs (empresas de tecnologia ligadas à educação) que controla a Wise Up, planeja acelerar nos próximos anos a sua expansão focada no ensino presencial. O grupo que reúne nomes como Wise Up, Conquer, Vende-C, Performan-C, Aprova Total e MedCof, focará os seus esforços na rede de escolas de idioma — sua marca mais antiga.
Os planos de expansão de franquias foram abordados por executivos da Wiser durante entrevista exclusiva para o Monitor do Mercado.
Retomada da Wiser ao quadro pré-pandemia
As apostas no ensino online em um período de incertezas econômicas se provou uma decisão acertada da companhia. Segundo Carlos Lazar, diretor de estratégia da Wiser, a necessidade de mudar de posicionamento ampliou o número de alunos da Wise Up.
“Com a pandemia, nós deixamos de ser uma empresa que só trabalhava no presencial e repensamos o modelo. Nós tínhamos entre 80 e 90 mil alunos no presencial e fomos para quase 500 mil alunos no online. Atualmente, ambos os modelos são rentáveis para nós”, disse ele.
Apesar de uma rentabilidade boa em ambos os negócios, o ensino presencial é a principal fonte de renda da companhia. “O presencial é a nossa ‘galinha dos ovos de ouro’. É a fonte para ampliar a capacidade financeira da empresa”, afirma Edio Aliberti, diretor comercial da Wiser Educação.
Com 60 unidades da Wise Up em operação atualmente, a empresa espera chegar, até 2027, aos patamares pré-pandemia. A empresa projeta chegar a 120 escolas até março de 2025, dobrando este número até o final do próximo ano.
Em 2024, já foram assinados 32 novos contratos de franquias, das quais 15 já foram implantadas e 17 estão em implantação.
Para o CEO da Wiser Educação, Flavio Augusto da Silva, o momento é promissor tanto para a companhia quanto para os novos franqueados. “Temos convicção de que iremos construir uma rede de franquias ainda melhor e consolidar novamente a Wise Up como um dos maiores players de ensino de idiomas do país”, destaca.
Planos de expansão da Wiser Educação
Nos últimos anos, com o aumento do número de alunos, a Wiser ampliou a sua receita, chegando a R$ 533 milhões no final do ano passado, sendo que 30% do valor está atrelado a Wise Up. Na comparação com 2022, o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 57%, chegando a R$ 190 milhões.
Segundo Lazar, nesse momento a empresa está focada em crescimento e monitora a aquisição de outras companhia para verticalizar o seu posicionamento. “Seguimos ativos no mercado, avaliando oportunidades com outras edtechs, para aumentar o nosso portfólio. Fizemos seis aquisições nos últimos três anos, e tenho conversado com várias empresas”, confirma ele.
O diretor de estratégia da companhia revelou ainda que a Wiser projeta aumentar o faturamento em relação ao ano passado, chegando a R$ 550 milhões, puxado pelas recentes M&As (fusões e aquisições).
Adquirida no início de 2023, a Medcof, que atua com cursos preparatórios para provas de residências médicas, foi um dos grandes destaques em faturamento no último ano, segundo Lazar.
Exposição no mercado nacional e internacional?
Em meio a expansão, a Wiser tem em vista continuar expandindo as suas operações principalmente no mercado nacional, com foco no estado de São Paulo, em especial na capital paulista. “Até temos alguns alunos no exterior, na Wise Up online, e temos algumas verticais que planejamos lançar conteúdo, mas o grande foco é o mercado nacional”, revela Lazar.
Comparação com empresas do setor
Algumas das principais empresas do setor educacional que estão presentes na Bolsa de valores brasileira, como Cogna (COGN3) e Ser Educacional (SEER3) também enfrentaram desafios nos últimos anos e ensaiam recuperações tímidas.
Na visão de Lazar, um diferencial da Wiser é não ter exposição em graduação. Segundo ele, estar posicionado para oferecer cursos livres serviu como uma blindagem para a companhia nos últimos cinco anos.
A verticalidade da holding e a possibilidade de atuar no ensino online contribuiu para o crescimento do faturamento da Wiser. “Tanto Medcof, como Prova Total, Conquer e Vende-C, possuem uma atuação forte digitalmente e esses resultados nos blinda”, completa Lazar.