Vários deputados norte-americanos vêm se manifestando em suas redes sociais defendendo a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro dos Estados Unidos, por conta dos ataques aos prédios do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto, no último domingo (8).
“Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com Lula, governo democraticamente eleito. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, disse a deputada democrata por Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez.
Joaquin Castro, deputado democrata pelo Texas, afirmou que ” Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes”.
A deputada democrata Anna Eskamani, da Flórida, em sua publicação no Twitter, marca o governador do estado, Ron de Santis, em sua publicação sobre a permanência de Bolsonaro no país. “Ron de Santis, por que você está dando refúgio para Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem as capitais!?”.
Mark Takano, deputado democrata pela Califórnia, disse que “dois dias atrás, marcamos o aniversário de 2 anos da insurreição [em referência ao ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro]. A violência antidemocrática no Brasil hoje é um lembrete preocupante dos perigosos movimentos fascistas que crescem em todo o mundo. Jair Bolsonaro não deveria ter permissão para se refugiar nos EUA”.
“Há dois anos, nosso Capitólio foi atacado por fanáticos, agora estamos vendo isso acontecer no Brasil. Solidariedade com Lula e com o povo brasileiro. As democracias de todo o mundo devem permanecer unidas para condenar este ataque à democracia. Bolsonaro não deveria se refugiar na Flórida”, afirmou a deputada democrata Ilhan Omar, de Minnesota.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Agência Brasil