O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na em discurso de abertura da primeira reunião ministerial do novo governo, disse que toda a equipe está ciente do compromisso assumido para a volta do crescimento do país, “com a geração de empregos e com o crescimento da massa salarial”.
Segundo Lula, “é possível fazer a economia voltar a crescer com muita responsabilidade, com distribuição de riqueza, garantindo emprego e ao trabalhador um pouco de seguridade social. O presidente disse que o novo governo vai investir no fortalecimento do sistema cooperativo, além de “investir muito no micro e pequeno empreendedor, queremos investir muito no pequeno e médio empresário”.
O presidente ressalvou, no entanto, querer que esse crescimento venha acompanhado de um mínimo de seguridade social. O trabalhador tem que ter”garantia de previdência, garantia de registro e garantia de que quando estiver impedido de trabalhar, o estado garanta o mínimo de segurança”.
O presidente destacou ainda o compromisso do seu governo com educação. Ele destacou a indicação de Camilo Santana e de Izolda Cela para liderarem a pasta, lembrando do papel de destaque do Ceará na educação básica. O presidente disse que vai se reunir com o ministro Santana na próxima semana para começar o processo de retomada das cercas de 4 mil obras paralisadas na área.
Lula frisou a responsabilidade que cabe a ministra da Saúde Nísia Trindade. “Essa é uma área que passa ano, entra ano, e a saúde está sempre distante daquilo que é o sonho do povo brasileiro”. O presidente lembrou dos avanços de seus governos anteriores na área, mas lamentou que todos tenham sido destruídos pelo governo Bolsonaro.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: divulgação