As operadoras de shopping centers no Brasil deverão apresentar mais um período sólido de crescimento no terceiro trimestre, segundo a prévia do BTG Pactual para o setor.
Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, as vendas dos lojistas nos shoppings devem registrar alta próxima de 10% no conceito de Vendas na mesma loja (SSS, na sigla em inglês). O índice mede o desempenho das mesmas lojas em relação ao mesmo período do ano anterior.
BTG Pactual acredita em potencial do Iguatemi
Entre as empresas do setor, o Iguatemi (IGTI11) se destaca como a que deve apresentar o maior crescimento tanto no SSS quanto no FFO (Funds From Operations, que mede o lucro operacional das empresas de imóveis), com previsão de alta de 6% ao ano.
Outros players, como Allos (ALOS3), Multiplan (MULT3), JHSF (JHSF3), HBR (HBR), SYN (SYNE3) e LOG (LOGG3), também são esperados a manter um bom desempenho no período.
Custos de ocupação e aluguéis
Os custos de ocupação dos lojistas, que incluem aluguel e encargos, devem continuar melhorando, já que os aluguéis não devem ter grandes reajustes no curto prazo, apesar da alta inflação nos últimos trimestres. O repasse inflacionário deve acelerar nos próximos períodos, o que pode impactar os valores de locação.
Mesmo com as taxas de juros ainda em níveis elevados, o setor segue registrando bons resultados, impulsionado pela resiliência das vendas no varejo.