O Banco Central Europeu (BCE) disse nesta quarta-feira que considera que os bancos não devem promover o Bitcoin, uma vez que a criptomoeda não é adequada nem como meio de pagamento nem como investimento.
O Bitcoin foi criado há quase 15 anos como uma forma de melhorar ou substituir o sistema monetário existente, mas essas esperanças não deram certo, escreveram Ulrich Bindseil, diretor-geral de Infraestrutura de Mercado e Pagamentos do BCE, e o assessor Jürgen Schaff em um post publicado no blog da entidade.
“O Bitcoin nunca foi usado de forma significativa para transações legais no mundo real”, disseram os especialistas.
O texto nota a forte queda do Bitcoin no último ano, caindo dos US$ 69 mil em novembro de 2021 para apenas R$ 16 mil no último mês com o colapso da FTX, também citada na postagem.
Segundo os autores, “a promoção do Bitcoin traz um risco de reputação para os bancos. Como a criptomoeda não é adequada “nem como sistema de pagamento nem como forma de investimento”, ela não deve ser legitimado pelos reguladores ou promovida pelos bancos.
“Da mesma forma, o setor financeiro deve ser cauteloso com os danos a longo prazo de promover investimentos em Bitcoin, apesar dos benefícios de curto prazo que isso pode trazer”, disseram os economistas do BCE.
“O impacto negativo nas relações com os clientes e os danos à reputação de toda a indústria podem ser enormes se os investidores de Bitcoin sofrerem mais perdas”, acrescentaram.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: pqisels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA