*Bruno Blecher
Com 35 barcaças, um megacomboio começará a navegar nos próximos dias transportando grãos pelos rios Tapajós, Amazonas e Pará, no Arco Norte.
O comboio da Hidrovias do Brasil, autorizado recentemente pela Marinha, será o maior em operação no Brasil e levará 70 mil toneladas de grãos, volume comparável à capacidade de um navio graneleiro do tipo Panamax.
A Hidrovias do Brasil, empresa fundada em 2010, opera, hoje, em quatro rotas logísticas estratégicas: Corredor Norte do Brasil, Hidrovia Paraguai-Paraná, rota de cabotagem entre Porto Trombetas e Vila do Conde (PA) e Porto de Santos.
O destino do comboio, de 346 metros de comprimento e 75 metros de largura, será o porto na região de Barcarena (PA), que recebe soja e milho de Mato Grosso, procedentes do terminal de Itaituba (PA).
Segundo a Hidrovias do Brasil, com dez barcaças a mais do que o comboio tradicional, o megacomboio leva 40% a mais de grãos, o que permite redução de aproximadamente 10% no combustível por tonelada movimentada e consequente diminuição na emissão de carbono.
“A nossa busca por melhoria contínua é incessante e a prova disso é esse projeto: desde o início das operações em navegação, em 2016, tivemos um crescimento em 118% no volume transportado por viagem e redução de 58% no custo operacional”, afirma a vice-presidente de Operações da Hidrovias do Brasil, Gleize Gealh.
Recorde de grãos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma produção recorde de 312,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, volume que 41,5 milhões de toneladas superior ao da safra anterior.
Os destaques serão a soja e o milho, que, juntos, devem resultar em uma produção de 279,3 milhões de toneladas.
*Bruno Blecher é jornalista especializado em agronegócio, foi diretor de redação da revista Globo Rural e comentarista na rádio CBN. Passou pela Folha e pelo Estadão.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil