Após dois anos de intenso combate contra a Covid-19, a China anunciou que vai aliviar sua política de Covid-zero. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo próprio governo do país, o mercado reagiu imediatamente.
Dentre as principais mudanças, está a que encurta o período que imigrantes devem ficar de quarentena ao chegar no país, antes era necessária a reclusão por uma semana, agora passou a ser apenas 5 dias.
Nos voos do país também foi decretado o fim do “circuit breaker”, essa regra suspendia rotas aéreas por uma semana caso 4% dos passageiros de um voo testassem positivo para covid, além disso, para entrar no continente era necessário no mínimo dois testes negativos, agora, apenas um basta.
Reação do mercado
Após a flexibilização no gigante asiático, gigantes do mercado como o Citibank já enxergam uma luz no fim do túnel, projetando que até março já haverá uma reabertura significativa.
A bolsa de Hong Kong (Hang Seng) fechou em um salto de 7,74%.
Desde a divulgação, como o país é um grande comprador de commodities, o preço do petróleo e do minério de ferro dispararam.
O minério negociado na bolsa da Dalian fechou o pregão chinês com alta de 3,34%, já em Singapura, disparou 8,2%.
O petróleo registra alta de quase 4% em Nova York. Por sua vez, o Brent do Mar do Norte, que é referência para as exportações europeias, viu seu preço crescer 2,46%, atingindo US$ 95,97 por barril.
Gigantes do mercado financeiro se unem em série sobre investimentos. Clique aqui e garanta sua vaga.
Imagem: Unsplash