A Petrobras Biocombustível (PBio), subsidiária da Petrobras (PETR3;PETR4), e o Banco do Brasil (BBAS3) assinaram, na última quarta-feira (18), durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação técnica. O objetivo é identificar e promover iniciativas relacionadas à produção de biocombustíveis e ao uso de fontes renováveis de energia.
O acordo, com vigência de cinco anos, também inclui ações voltadas à aquisição de insumos de fornecedores e cooperativas de pequenos produtores, reforçando práticas sustentáveis na cadeia produtiva.
Petrobras vai explorar novas oportunidades de transição energética
De acordo com Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, a parceria reúne as expertises do Banco do Brasil, que financia a cadeia produtiva do biodiesel, e da PBio, que atua na produção e comercialização desse biocombustível.
A ideia é explorar novas oportunidades trazidas pela transição para uma matriz energética mais limpa.
Já Alex Gasparetto, presidente da PBio, destacou que o acordo permitirá o desenvolvimento de novas cadeias de fornecimento, com inclusão social e maior velocidade na expansão do setor de biocombustíveis.
Participação do Banco do Brasil na parceria
Para o Banco do Brasil, a parceria contribui para as metas globais de transição para uma economia de baixo carbono. A presidente do BB, Tarciana Medeiros, ressaltou que, nos últimos dois anos, o banco captou R$ 36 bilhões em recursos externos para projetos de bioeconomia, energia sustentável e agricultura sustentável.
Esses investimentos, segundo Tarciana, impactam diretamente os pequenos produtores de matérias-primas, promovendo práticas que respeitam os povos tradicionais e os biomas brasileiros.