Na volta do feriado de Nossa Senhora Aparecida por aqui, o Ibovespa futuro sobe com as expectativas dos investidores para divulgação do índice de preços ao consumidor de setembro nos Estados Unidos (CPI, sigla em inglês) e o impacto da queda nos preços das commodities.
Na sessão da véspera, em que a Bolsa não funcionou o EWZ, EFT que replica o Ibovespa em Nova York, caiu 0,92% e os ADRs (American Depositary Receipts, sigla em inglês) da Vale e da Petrobras também tiveram queda em Wall Street refletindo as restrições sanitárias na China e a queda do petróleo no mercado internacional.
Ainda na véspera, foram divulgados a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) enfatizando a necessidade da elevação dos juros por um tempo para longo para conter a inflação e o índice de preços ao produtor de setembro (PPI, sigla em inglês)- subiu 0,4% na comparação mensal e 8,5% na base anual.
Às 9h22 (horário de Brasília) o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subia 0,78%, aos 115.540 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias avançavam. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
Segundos os analistas da Ajax Capital, as atenções do mercado se voltam para o CPI de setembro. “Os resultados dentro do consenso ou até abaixo devem contribuir para um alívio de curto prazo dos ativos de risco. Já dados mais altosque o esperado desencadearão ajustes para cima nas expectativas da Fed Fund Rate nas próximas reuniões, além de impactar de forma negativa no mercado”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação









