O Ibovespa opera em baixa neste momento. O dólar tem leve baixa e os juros registram altas moderadas. A Bolsa passou a fixar em queda com a piora dos índices norte-americanos com os investidores preocupados com a economia nos Estados Unidos e do mundo, após os dados do mercado de trabalho forte na sexta-feira sinalizando que os juros devem seguir elevados e à espera dos dados de inflação (CPI, sigla em inglês), na quinta (13), e do início da safra de balanços por lá.
Somado a esse cenário, o conflito entre Rússia e Ucrânia requer atenção e aqui observa-se o andamento das pesquisas eleitorais.
Matheus Spiess, analista da Empiricus, disse que a semana é mais complicada para o mercado de ativo de risco global após o payroll forte na sexta-feira e meio ao início da temporada de balanços nos Estados Unidos e inflação por lá e aqui feriado.
“Existe uma percepção mais cautelosa do investidor internacional e acaba estendendo para outros mercados como o nosso. Aqui, [o mercado] vai digerindo o contexto eleitoral bastante polarizado e incerto, apesar do favoritismo”.
Segundo relatório da Guide Investimentos, os investidores ficam de olho nos dados de inflação aqui e nos Estados Unidos (CPI, sigla em inglês). “Existe uma a esperança de uma desaceleração no núcleo da inflação, mas ainda assim ele deve continuar rodando por volta dos 6,5% no acumulado em 12 meses e com um índice cheio que deve apresentar nova aceleração em contrapartida”.
Para o sócio fundador da Pronto! Invest, Vanei Nagem, “o mercado está reagindo bem, com a entrada de moeda. O dólar deve ficar assim durante o dia. Mesmo com a crise global, o real tem se comportado muito bem, e está num nível bem aceitável”.
De acordo com o boletim da Ajax Asset, “lá fora, é feriado nos Estados Unidos, Columbus Day, o que reduz a liquidez dos mercados internacionais que operam próximos à estabilidade. Por aqui, ativos domésticos devem acompanhar a estabilidade externa dos mercados”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h00 (de Brasília):
IBOVESPA: 115.786 pontos (-0,5%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,1930 (-0,38%)
DI JAN 2023: 13,676% (-0,01%)
DI JAN 2026: 11,390% (+0,39%)
Dylan Della Pasqua / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels




