O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 400 milhões para o Governo do Distrito Federal (GDF) ampliar a Linha 1 do metrô no trecho de Samambaia. O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Novas estações e capacidade ampliada
A expansão inclui um prolongamento de 3,6 quilômetros da via semienterrada a partir do Terminal Samambaia, com a construção de duas novas estações (35 e 36). Elas serão localizadas próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Centro Olímpico da região.
A previsão é de que o novo trecho atenda cerca de 9,8 mil passageiros adicionais diariamente. Atualmente, o metrô do Distrito Federal transporta, em média, 160 mil passageiros por dia.
Detalhes do investimento do BNDES
O custo total do projeto é estimado em R$ 444,5 milhões, sendo a maior parte financiada pelo BNDES por meio da linha de crédito Finem (Financiamento de Empreendimentos).
Obras de infraestrutura
Além da extensão da linha, o projeto prevê a construção de três viadutos com passagens para pedestres, quatro passarelas aéreas para pedestres e ciclistas, e um emissário para drenagem de águas pluviais. Esse último item visa solucionar problemas de alagamento na área de Samambaia e regiões urbanas próximas.









