A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) disse em nota que o cartão de crédito é hoje o instrumento de pagamento mais usado pelas famílias brasileiras para realizar compras à vista e parceladas e ter acesso ao mercado de consumo, tendo movimentado cerca de R$ 1 trilhão apenas no primeiro semestre de 2022 (alta de 42%).
“Mesmo com o grande volume transacionado, a maioria dos brasileiros usa o cartão de forma saudável, visto que cerca de 90% pagam o valor integral da fatura no vencimento, de acordo com pesquisa realizada há mais de cinco anos pelo Datafolha a pedido da Abecs”, explicou a associação.
Segundo a Abecs, o índice de inadimplência oficial do cartão de crédito, divulgado pelo Banco Central, ficou em 6,6% em junho de 2022, mais de 76% de todo o saldo movimentado pelos cartões não possuem qualquer cobrança de juros por parte dos emissores de cartão.
“O uso do cartão se dá principalmente em compras à vista e parceladas sem juros, com o pagamento integral da fatura, sendo que o crédito rotativo do cartão representa apenas 2,8% do endividamento das famílias”, concluiu a Abecs.
O comunicado da Abecs acontece após a divulgação, nesta semana, da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostrou que o total de famílias com dívidas em carnês e cartões de lojas do varejo alcançou 19,4% em agosto, um aumento de 0,5 ponto percentual, em relação a julho, e de 1,2% na comparação com agosto de 2021.
Além disso, a pesquisa confirmou que o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) atingiu 79% do total de lares no país, em agosto. O crescimento da proporção de endividados acelerou na passagem mensal, com aumento de 1 ponto percentual. Em relação a agosto do ano passado, a proporção de endividados apontou alta de 6,1%.
Emerson Lopes / Agência CMA
Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Copyright 2022 – Grupo CMA






