O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou recentemente um novo concurso para a Polícia Militar do Piauí (PM PI), previsto para o segundo semestre deste ano. A realização do concurso tem como objetivo reforçar o efetivo policial no estado, visando alcançar a meta estabelecida de quatro mil novos policiais.
Até o momento, o governo incorporou mais de 2.500 policiais e prevê chamar mais 600, totalizando mais de 3 mil na corporação. Além disso, o governador do estado, Rafael Fonteles, também endossou esse compromisso.
Quais são as projeções do governo para a segurança pública no Piauí?
![](https://monitordomercado.com.br/wp-content/uploads/2025/02/policia-militar_1738912675938-1024x576.jpg)
O governo do estado do Piauí, liderado por Rafael Fonteles, tem expressado repetidamente seu compromisso com o fortalecimento das forças de segurança. Além disso, além do concurso para a Polícia Militar, estão planejados concursos para a Polícia Civil e, atualmente, mais de 400 vagas para a Polícia Penal e os Bombeiros estão em andamento.
O governador reafirmou a intenção de realizar um novo concurso para a PM PI, além de destacar a ampliação do efetivo para melhorar a segurança.
Como foram estruturados os últimos concursos da PM PI?
Os concursos anteriores para a Polícia Militar do Piauí foram organizados pela Nucepe e disponibilizaram 1.040 vagas. As oportunidades eram divididas entre 1.000 vagas para soldados e 40 para oficiais. As seleções exigiam, para soldados, ensino médio completo e idade entre 18 e 35 anos, enquanto para oficiais, era necessário diploma em Direito e idade entre 21 e 35 anos. A altura mínima exigida era de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Os salários oferecidos variaram de acordo com os cargos, sendo R$ 3.470,66 para soldados e R$ 6.170,09 para oficiais. As provas para soldados incluíram questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Regionais, além de Legislação e Noções de Direito. Já para oficiais, as disciplinas cobradas abrangiam Direito Penal, Direito Militar, Legislação Especial, entre outras áreas do Direito.
Qual o próximo passo para os interessados no concurso PM PI?
Quem deseja participar do concurso da Polícia Militar deve aguardar a publicação do edital após a formatura da terceira turma. É importante iniciar a preparação antecipadamente, revisando os conteúdos das provas passadas e familiarizando-se com as disciplinas cobradas.
Além disso, os candidatos podem acessar materiais e simulados online, como e-books e listas de questões, focando nas áreas chave das provas.