O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima aprovar entre R$ 25 bilhões e R$ 30 bilhões em financiamentos para concessões de rodovias em 2025. A projeção foi anunciada nesta terça-feira (18) pela diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.
Segundo a executiva, o banco teve um desempenho recorde no setor em 2024, aprovando R$ 23,5 bilhões em crédito para rodovias, um volume muito acima da média histórica, que variava entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões por ano.
Expansão das concessões de rodovias
Luciana Costa atribui o crescimento ao novo mecanismo criado pelo Ministério dos Transportes, que busca destravar investimentos em rodovias sem a necessidade de relicitação.
O modelo permite que os contratos existentes sejam renegociados para ampliar prazos e reequilibrar tarifas, viabilizando novos investimentos.
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“Ao invés de relicitar essas concessões, foi criado um instrumento para renegociar condições e destravar entre R$ 100 bilhões e R$ 120 bilhões em investimentos”, explicou a diretora.
Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o Brasil tem o maior volume de concessões rodoviárias do mundo e um ambiente regulatório seguro para atrair investidores.
Segundo ele, enquanto a média de leilões no setor era de 1,8 por ano até 2022, o número saltou para sete leilões em 2024 e pode chegar a 15 leilões em 2025, movimentando cerca de R$ 163 bilhões para uma malha de 8,5 mil quilômetros.
Leilões recentes de rodovias
Entre as iniciativas bem-sucedidas do BNDES no setor, Luciana Costa destacou o financiamento da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, com um modelo de concessão inovador.
Outro destaque foi a BR-381, em Minas Gerais, cuja concessão foi destravada após o BNDES publicar uma carta detalhando as condições de financiamento aos investidores. O modelo facilitou a realização de um leilão bem-sucedido, após três tentativas frustradas desde 2012.
Novo trecho em concessão
O BNDES repetiu a estratégia para a concessão da Rota Agro Norte, trecho da BR-364 em Rondônia, que liga Porto Velho a Vilhena. O banco divulgou as condições de apoio financeiro para o projeto, que incluem financiamentos diretos e indiretos, subscrição de debêntures e garantias.
Os recursos poderão ser usados para recuperação, ampliação e modernização da rodovia, construção de praças de pedágio, aquisição de equipamentos e investimentos socioambientais. No entanto, não serão financiadas despesas com desapropriação nem a compra de equipamentos importados com similar nacional.