O setor de petróleo e gás natural registrou 26 operações de fusões e aquisições em 2024, um aumento de 62% em relação a 2023, segundo levantamento feito pela KPMG.
A maioria das operações ocorreu entre empresas brasileiras, que somaram 20 negócios em 2024 — acima das 11 registradas em 2023 —, enquanto as companhias estrangeiras com operações no Brasil corresponderam a apenas 6.
A KPMG não detalhou os valores das transações nem as empresas envolvidas, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico.
Retomada das fusões no setor
O aumento das operações indica, segundo Bruno Bressan Marcondes, sócio da KPMG, uma retomada do mercado de fusões e aquisições no setor. Para ele, se este ritmo continuar, o volume de negócios pode se aproximar dos níveis de 2018, quando ocorreram 46 transações.
O executivo também destacou que o crescimento das fusões reflete o movimento de operadoras independentes de petróleo que buscam otimizar sua eficiência operacional e expandir seus negócios.
Além disso, o cenário também envolve fornecedores da cadeia produtiva, que tentam ganhar competitividade e aumentar seu poder de negociação com clientes.