Em evento realizado hoje pelo BTG Pactual, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que “o trabalho do BC está em grande parte feito”, referindo-se ao ciclo contracionista, com a taxa Selic (taxa básica de juros) que atualmente se encontra em 13,75% ao ano.
Campos Neto, contudo, ressaltou o bom desempenho da economia brasileira, dizendo que o país é o único da América Latina e ter projeções de Produto Interno Bruto (PIB) constantemente revistas para cima. O executivo também disse que o conflito entre Rússia e Ucrânia evidencia uma nova realocação e divisão geopolítica no mundo, e que o Brasil pode ter papel relevante nesta transformação.
Sublinhando que o custo da energia tem grande impacto na inflação, não apenas local, mas também global, Campos Neto disse que o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto também deve ser surpreender positivamente, e destacou os esforços da instituição no controle inflacionário.
O presidente do BC ainda destacou que o cenário fiscal para o próximo ano é preocupante, referindo-se aos diversos auxílios que recentemente foram aprovados pelo governo federal.
Paulo Holland / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação




