O Ministério Público da União (MPU) está com inscrições abertas para um novo concurso público, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Este processo seletivo oferece 172 vagas de nível superior, com remunerações iniciais que podem chegar a R$ 13.994,78. As oportunidades são para os cargos de técnico e analista em diversas áreas, abrangendo uma ampla gama de especializações.
Apesar do número limitado de vagas, há um histórico de nomeações que supera as expectativas iniciais. No concurso anterior, o MPU nomeou cerca de 1.939 candidatos, indicando que há potencial para mais convocações além das vagas inicialmente previstas. Os candidatos devem escolher cuidadosamente o estado onde desejam concorrer, pois isso determinará o local de trabalho e de realização das provas.
Quais são as vagas disponíveis?

O concurso oferece oportunidades para cadastro reserva, além das vagas efetivas. A jornada de trabalho para os aprovados será de 40 horas semanais. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- 20% reservadas para negros (pretos e pardos);
- 10% para candidatos com deficiência;
- 10% para minorias étnico-raciais, incluindo indígenas, quilombolas, ciganos e outras comunidades tradicionais.
Para o cargo de analista, as oportunidades são voltadas para graduados em áreas como direito, biblioteconomia, comunicação social, desenvolvimento de sistemas, entre outras. Já para o cargo de técnico, as vagas são nas áreas de administração, enfermagem e polícia institucional, com salários iniciais de R$ 8.529,65.
Como é o processo seletivo?
O processo seletivo do MPU é composto por várias etapas, que variam conforme o cargo. Todos os candidatos passarão por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, haverá:
- Prova discursiva para todos os cargos, exceto técnico do MPU/Polícia Institucional;
- Teste de Aptidão Física, avaliação médica e programa de formação profissional para técnico do MPU/Polícia Institucional;
- Procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial para candidatos que concorrem às vagas reservadas.
As provas estão agendadas para o dia 4 de maio e serão realizadas em todas as capitais do país. Os candidatos realizarão as avaliações objetivas e discursivas em turnos diferentes, conforme o cargo escolhido.
Quais são as datas importantes do concurso?
Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do concurso. As inscrições estão abertas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro, com a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição entre 13 e 15 de janeiro. O pagamento das inscrições deve ser feito até 28 de fevereiro.
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com a FGV pelo telefone 0800-283-4628 ou pelo e-mail concursompu2025@fgv.br.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos. É essencial que os participantes mantenham seus dados de contato atualizados junto à FGV durante todo o processo.