O índice dos gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 55,5 pontos em julho, de 54,5 pontos em junho, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisa S&P Global e do grupo de mídia Caixin.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Segundo o relatório, os dados da pesquisa sinalizaram uma recuperação adicional na atividade de serviços chinesa em meio a restrições pandêmicas mais frouxas e o retorno a condições comerciais mais normais. Notavelmente, a taxa de expansão da produção acelerou para uma alta de 15 meses, uma vez que a entrada de novos pedidos também aumentou em um ritmo mais rápido.
“A oferta e a demanda no setor de serviços se expandiram. Embora as restrições da Covid prejudicaram os negócios de algumas empresas de serviços, as consequências econômicas dessa rodada de surtos estavam desaparecendo. Indices da atividade empresarial e novos negócios estavam ambos em território expansionista em julho, atingindo suas leituras mais altas. A situação de pandemia no exterior restringiu a demanda, com novos pedidos de exportação em território negativo pelo sétimo mês consecutivo”, diz o economista do Caixin, Dr. Wang Zhe.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels