O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor de serviços, caiu de 54 pontos em junho para 50,3 pontos em julho. Os dados revisados foram divulgados pelo Jibun e S&P Global.
Segundo o relatório, a atividade cresceu em ritmo mais suave em quatro meses e em meio a um aumento notavelmente mais fraco em novos fluxos de negócios, já que as empresas notaram que houve um aumento na procura com o levantamento do bloqueios relacionados à Omicron. Condições de demanda mais brandas levaram à redução de pressões na capacidade, e as empresas foram capazes de reduzir os níveis de negócios pendentes pela primeira vez desde abril. No mesmo tempo, as pressões inflacionárias permaneceram elevadas em todo o o setor de serviços japonês.
“A economia de serviços sinalizou que as condições de demanda estagnaram no início do segundo semestre do ano, com a diminuição do impulso da reabertura mais ampla da economia. Os dados mais recentes do PMI indicaram aumentos mais suaves em novos negócios e na atividade empresarial nas respectivas sequências de crescimento de três e quatro meses, com as leituras apontando para apenas expansões pontuais”, diz Usamah Bhatti, economista da S&P Global.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
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