O índice de confiança do consumidor da Alemanha para agosto caiu para -30,6 pontos, depois de marcar -27,7 pontos em julho (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GFK. O clima de consumo atingiu, assim, um novo mínimo histórico. Desde o início da pesquisa para a Alemanha como um todo em 1991, este foi o menor valor registrado.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices
referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicasde julho perdeu 6,5 pontos em relação ao mês anterior e caiu para -18,2 pontos. O subíndice de expectativas de rendaperdeu 12,2 pontos em julho e caiu para -45,7 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores perdeu 0,8 pontos para -14,5 pontos.
“Além das preocupações com cadeias de suprimentos quebradas, a guerra na Ucrânia e os preços de energia e alimentos em forte alta, agora há temores sobre um suprimento adequado de gás para a economia e residências no próximo inverno. Atualmente, isso está diminuindo o sentimento do consumidor”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumidores da GfK . “Especialmente porque uma oferta escassa de gás natural provavelmente aumentará a pressão sobre os preços da energia e, portanto, a inflação”, completa.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels