A última pesquisa contratada pelo banco BTG Pactual, realizada pelo Instituto FSB, foi divulgada nesta segunda-feira (22) e indica que o candidato Lula (PT) alcançou a maior distância do atual presidente, Bolsonaro (PL), desde 30 de maio – quando o petista marcou 46% e Bolsonaro, 32%. Uma diferença de 14 pontos porcentuais.
Dois meses depois, o candidato petista tem 13 percentuais de vantagem sobre o atual presidente e foi o único a crescer acima da margem de erro até agora. A intenção de voto em Bolsonaro caiu pela segunda pesquisa consecutiva, mas oscilou dentro da margem.
A nova pesquisa mostra que Lula passou de 41% das intenções de voto, em 11 de julho, para 44%. Bolsonaro registrou 32% no começo do mês e agora tem 31% das intenções. Nos últimos meses, a corrida eleitoral permaneceu praticamente estagnada e as oscilações não ultrapassaram a margem de erro de cada estudo.
Segundo informações postadas no site Seu Dinheiro, as medidas populistas adotadas pelo governo – como a PEC do Desespero e a redução dos impostos sobre combustíveis – não favoreceram a imagem da gestão de Bolsonaro, pelo menos por enquanto.
A pesquisa, que foi contratada por BANCO BTG PACTUAL S.A, está registrada sob o número BR-05938/2022 no TSE e foi divulgada no dia 25/07/2022. Entre os dias 22 e 24/07/2022, 2.000 pessoas foram ouvidas e a margem de erro é de 2% para mais ou menos.
Imagem: Elaboração própria