Os países da União Europeia (UE) retaliaram as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando nesta quarta-feira (9) uma lista de produtos que passarão a ser taxados a partir da próxima semana, segundo a Comissão Europeia — órgão executivo do bloco.
De acordo com órgão executivo, “essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado”.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
As novas taxas serão impostas sobre os seguintes itens:
- Soja;
- Carne;
- Suco de laranja; e
- Motocicletas.
A lista de produtos foi ajustada após sugestões dos 27 países-membros da União Europeia, que aprovaram a nova versão por unanimidade. O uísque americano, que constava na proposta inicial, por exemplo, foi retirado para evitar prejuízos aos produtores de bebidas europeus.
China também revida
Mais cedo, a China também anunciou uma nova retaliação às tarifas impostas por Trump, aumentando a alíquota de 34% para 84%. A medida marca uma nova escalada na guerra comercial iniciada na última semana, quando os EUA anunciaram “tarifas recíprocas” a 180 países.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
A decisão foi divulgada pelo Ministério das Finanças da China, que classificou a atitude dos EUA como unilateral e intimidatória. Em nota, o governo chinês afirmou que as sobretaxas “violam gravemente os direitos e interesses legítimos da China” e ameaçam a estabilidade da ordem econômica global.