O movimento nos bares e restaurantes registrou um crescimento de 4,9% nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando em 2 pontos percentuais o crescimento da economia brasileira no mesmo período.
O desempenho, segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, acompanha a tendência histórica do setor, que sempre performa acima do PIB em anos de expansão e, em épocas de retração, fica bem abaixo.
Em entrevista ao Monitor do Mercado, Solmucci explicou que apesar da confiança dos empresários do setor seguir em patamares elevados, a rentabilidade das empresas continua pressionada pela inflação.
“A inflação dos alimentos ficou próxima de 8% em 2024, dificultando o repasse de preços ao consumidor. Além disso, a alta dos juros compromete o resultado financeiro, especialmente para empresas que se endividaram durante a pandemia com taxas mais baixas”, afirma.
Por mais que o setor empregue atualmente mais de 6 milhões de pessoas diretamente no Brasil, os negócios ainda possuem dificuldade de permanecer abertos por um longo período. De acordo com o executivo, a média nacional é de 3,9 anos de funcionamento, enquanto os associados a entidade tem uma vida útil de 4,9 anos.
Datas comemorativas impulsionam o faturamento de bares e restaurantes
Grande parte da confiança dos empresários em 2025 está atrelada ao setor de bares e restaurantes e os dados do Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), comprovam isso, com um novo recuo para 94 pontos em março, no menor nível desde novembro de 2023.
Apesar da queda no índice geral, a confiança dos empresários do setor de serviços avançou 1,2 ponto percentual, para 92,9 pontos, puxado pela recuperação da alimentação fora do lar.
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Para os próximos meses, as datas comemorativas seguem representando um alívio para o setor. O Dia das Mães e o Dia dos Namorados concentram alta demanda do comércio. “O Dia das Mães é o segundo maior faturamento do ano, só perde para o Dia dos Namorados, mas está muito concentrado no almoço de domingo, enquanto o outro movimenta o dia inteiro”, explica Solmucci.
Segundo o executivo, já foi ventilada a possibilidade na Abrasel, e será trabalhada mais intensamente nos próximos anos, para que se crie a “Semana dos Namorados”, para evitar filas e superlotação de estabelecimentos.
Além disso, a coincidência de calendário que conectará o feriado da Sexta-Feira da Paixão (18 de abril) e o domingo de Páscoa (20 de abril) com o feriado de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21) também elevará o faturamento do setor.
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Formas de driblar o endividamento do setor
Atualmente, cerca de 40% das empresas do setor estão com dívidas em atraso, segundo a Abrasel. Para conseguir enfrentar esse número, a entidade tem apoiado iniciativas que ampliem o acesso ao crédito, principalmente após a chegada do consignado privado e outras formas de financiamento mais sustentáveis.
Segundo Solmucci, uma das apostas é o avanço do crédito com garantia em recebíveis, já bastante utilizado no setor por meio das maquininhas de cartão. Esse modelo permite que o empresário use os valores futuros a receber como garantia para conseguir melhores condições de financiamento.
Outra iniciativa — ainda em fase de articulação — é a ampliação do crédito consignado no setor privado, permitindo que trabalhadores formais de bares e restaurantes possam acessar crédito com desconto em folha, mesmo fora do setor público. A medida poderia contribuir para o aumento da formalização e estabilidade no setor, já que 41% da força de trabalho ainda está na informalidade.
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Apoio da Abrasel para desenvolvimento do setor
Com um duplo mandato — representar o setor e desenvolver as empresas —, a Abrasel tem atuado fortemente para melhorar o ambiente de negócios, em especial nas discussões da reforma tributária. A entidade conseguiu negociar uma alíquota especial para o setor que subiria de 3,2% para 12%, mas foi fixada em 4%. Além disso, ainda conseguiu isenções sobre o delivery e melhorias no crédito tributário.
Neste ano, a associação também lançou a plataforma Conexão Abrasel, para apoiar a gestão dos estabelecimentos, oferecendo planos de ação com inteligência artificial e acesso a dados de mercado, como renda média na região e comportamento de preços dos concorrentes.
“A ideia é ser essencial em quatro jornadas do empreendedor: nascimento, crescimento, informação e relacionamento empresarial”, explicou Solmucci.