As ações da Eletrobras operam mistas com os rumores de que Wilson Ferreira Junior retornará ao comando da empresa, especulação que está sendo bem vista pelo mercado. Às 12h53 (horário de Brasília), o papel ELET3 caía 0,15% e o ELET6 subia 0,35%.Já a ação da Vibra Energia (VBBR3) caía 1,64%.
A Ativa Investimentos acredita que Wilson Ferreira Jr seja o nome pretendido para liderar a companhia por parte da única chapa até então inscrita para concorrer ao conselho da Eletrobrás na AGE a ser realizada no próximo dia 5 de agosto.”Movido a grandes projetos, vemos em Wilson Ferreira Jr o perfil que a elétrica precisa para mostrar ao mercado sua nova cara após o processo de capitalização”, disse a corretora.
“Vale lembrar que enquanto foi CEO da Eletrobrás antes de sua privatização, Ferreira foi responsável por diversos avanços corporativos na empresa e seu nome emergia como um dos favoritos para retornar ao cargo”, comenta a Genial Investimentos.
Já em relação à Vibra, a Levante Ideias de Investimento avalia que apesar do renome de Ferreira Júnior, enxerga que sua saída não gerará grandes impactos para a companhia, uma vez que seu planejamento estratégico definido para os próximos anos não deverá passar por alterações.
“Se, por um lado, a bagagem do então presidente ajudaria na transição da distribuidora de combustíveis para uma empresa de energia afetando os preços de suas ações (VBBR3), de modo que a decisão anunciada deverá tirar essa pressão sobre o papel”, comentou a Levante.
Desde março de 2021 no comando da Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, o então presidente Wilson Ferreira Júnior anunciou sua intenção de sair da companhia em busca de novos desafios profissionais para já no próximo mês. Em comunicado divulgado pela Vibra na noite desta quarta-feira (20/7), a empresa esclareceu que o executivo continuará no cargo até a data do seu desligamento, a qual ainda será devidamente anunciada ao mercado.
Com sua saída, o então presidente deverá participar de eleição no início de agosto para, assim, reassumir a presidência da Eletrobras, empresa da qual havia saído anteriormente.
A eleição está prevista para o próximo dia 5, mesma data em que serão definidos os indicados ao conselho de administração da Eletrobras. Para presidir o conselho, a expectativa é da aprovação do nome de Ivan Monteiro, ex presidente da Petrobras e consenso entre os acionistas. Mesmo com a definição do chairman ocorrendo apenas 30 dias após as eleições, espera-se que Monteiro seja colocado no cargo de forma imediata.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação