O Brasil registrou um aumento significativo nas tentativas de fraude em janeiro de 2025, com 1,242 milhão de casos, segundo dados da Serasa Experian. Este é o maior volume já registrado desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2023. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 41,6%, o que equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos.
O aumento das fraudes destaca a necessidade de tecnologias de prevenção mais robustas. O diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, enfatiza a importância de as empresas identificarem e prevenirem essas ações para evitar prejuízos tanto para os consumidores quanto para os negócios.
Como o indicador de tentativas de fraude é calculado?

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é baseado em dois conjuntos de dados principais. Primeiro, o total de consultas de CPFs efetuadas mensalmente na Serasa Experian. Segundo, a estimativa do risco de fraude, obtida por meio de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian. Esses modelos são baseados em dados brasileiros e tecnologia global da Experian.
O indicador é calculado multiplicando a quantidade de CPFs consultados pela probabilidade de fraude, além de adicionar o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia. Essas fraudes são identificadas por meio de verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.
Quais setores são mais afetados pelas fraudes?
O setor de Bancos e Cartões foi o principal alvo dos golpistas, representando 52,5% das tentativas de fraude. Em seguida, os segmentos de Serviços, Financeiras, Telefonia e Varejo também foram afetados, com 33,6%, 6,4%, 5,9% e 1,5% das tentativas, respectivamente.
Em termos de modalidades, quase metade das fraudes (49,4%) foi detectada por inconsistências na verificação cadastral. Tecnologias de autenticação biométrica e análise documental identificaram 44% dos casos, enquanto a verificação de dispositivos respondeu por 6,5% das ocorrências.
Quem são as principais vítimas das fraudes?
As tentativas de fraude continuam a visar principalmente a população economicamente ativa. Em janeiro, pessoas entre 36 e 50 anos foram as mais visadas, concentrando 32,9% das ocorrências. As faixas etárias de 26 a 35 anos, até 25 anos, 51 a 60 anos e acima de 60 anos também foram afetadas, com 26,7%, 15,5%, 13,3% e 11,6% das tentativas, respectivamente.
Distribuição regional das tentativas de fraude
São Paulo liderou o número de tentativas de fraude evitadas em janeiro de 2025, com 338.006 casos. Rio de Janeiro e Minas Gerais seguiram com 115.547 e 108.018 casos, respectivamente, destacando a região Sudeste como a mais impactada. Paraná e Rio Grande do Sul também registraram altos volumes de tentativas de fraude.
O crescimento das fraudes foi generalizado em todas as 27 Unidades Federativas, com os maiores avanços nos Estados do Norte e Nordeste. O Distrito Federal liderou o ranking nacional em relação ao número de fraudes por milhão de habitantes, seguido por São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.