As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (16) em queda, pressionadas por novas medidas do governo dos Estados Unidos contra a China. A proibição da venda de chips ao país asiático impactou o setor de tecnologia e adicionou incertezas sobre a guerra comercial.
Além disso, durante a tarde, as falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, contribuíram para o pessimismo no mercado. Powell reconheceu que as tarifas podem pressionar a inflação e desacelerar a economia americana.
Hoje, dados de vendas no varejo dos EUA em março vieram acima do esperado, mas analistas apontaram que os consumidores podem ter antecipado compras para evitar possíveis aumentos de preços devido às tarifas.
Desempenho dos índices
- Dow Jones caiu 1,73% (39.669,39 pontos);
- S&P 500 recuou 2,24% (5.275,74 pontos);
- Nasdaq perdeu 3,07% (16.307,16 pontos).
Restrição a chips pressiona Nvidia
As ações da Nvidia caíram 6,87%, após o anúncio de que a empresa precisará de uma licença do Departamento de Comércio dos EUA para exportar suas unidades de processamento gráfico (GPUs) para a China. Durante o pregão, as ações chegaram a recuar 10%.
A medida afeta diretamente a venda dos chips H20, voltados para aplicações de inteligência artificial (IA). Segundo a Nvidia, a nova exigência poderá gerar encargos de até US$ 5,5 bilhões no primeiro trimestre fiscal, devido ao estoque desses chips e a vendas canceladas.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Outras movimentações no mercado corporativo
Outras fabricantes de chips também foram impactadas: Broadcom e a Micron Technology caíram 2,4%. As ações da Advanced Micro Devices (AMD) caíram 7,3%. A empresa informou que seus chips de IA MI308 também precisarão de licença para exportação à China, o que pode gerar perdas de até US$ 800 milhões.
Na contramão do mercado, as ações da Hertz subiram 56,4%, após o fundo Pershing Square, liderado por Bill Ackman, revelar que adquiriu uma participação relevante na empresa de aluguel de veículos.