Nesta terça-feira (12), os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram definitivamente a entrada da Croácia na zona do euro.
A adesão será válida a partir de 1 de janeiro do ano que vem, quando a Croácia se tornará o 20º país da zona.
“Adotar o euro não é uma corrida, mas uma decisão política responsável. A Croácia cumpriu com sucesso todos os critérios econômicos exigidos e pagará em euros a partir de 1º de janeiro de 2023”, afirmou o ministro das Finanças da República Tcheca, Zbynek Stanjura, que exerce a presidência rotativa do Conselho.
Mesmo o euro não estando no seu apogeu, a mudança deve ser consideravelmente positiva para a Croácia.
Exportações
A balança comercial da Croácia está longe de estar positiva. Enquanto o país importa US$ 27,2 bilhões, somente US$ 17 bilhões saem de seus portos (OEC, 2020).
A maioria destas transações são feitas com a Europa, cerca de 88% das exportações, e com a nova moeda, os importadores e exportadores não precisarão fazer o câmbio, e portanto pagar tarifas, barateando o comércio.
Dívida Externa
A dívida externa da Croácia representa 73% do PIB do país, majoritariamente em euro e dólar.
Com a entrada no país na zona do euro, a tendência seria de uma diminuição no montante da dívida. Isso aconteceria em um cenário usual para o mercado, quando o euro possui uma cotação maior sobre o dólar.
Caso a paridade das moedas persista, como foi registrado nesta terça-feira (12), a mudança não será expressiva.
Política Monetária
Entrar na zona do euro não é só flores. O recente debate sobre a saída da Grécia deixou claro que há grandes problemas na manutenção de uma moeda única entre nações economicamente distantes.
Com a mudança, a Croácia ficará suscetível às políticas monetárias do Banco Central Europeu, e terá comprometimentos relacionados a empréstimos, pagamentos de dívidas, déficit comercial, inflação e estabilidade do câmbio.
A engatada de uma nova moeda consideravelmente mais valorizada do que a anterior cria uma grande preocupação quanto ao aumento do custo de vida dos residentes. Nesta terça-feira (12), um euro equivalia a 7,51 kunas croatas.
Turismo
A integração da Croácia na zona do euro deve impulsionar fortemente o turismo na região. Com uma forte dependência do setor, o país deve se beneficiar do processo.