Nesta segunda-feira (04), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou o bloqueio das contas da corretora Capitual, que fazia a conexão entre a Binance – maior corretora de criptomoedas do mundo – e os bancos brasileiros.
O valor bloqueado é de R$ 451,6 milhões, referente as operações de compra e venda dos clientes brasileiros da Binance. Desde 16 de junho, a corretora brasileira Capitual não processa saques ou depósitos da Binance – apesar de mostrar o saldo dos clientes na conta.
A empresa brasileira afirma que a interrupção no serviço aconteceu porque a Binance, que possui sede na Lituânia, se negou a cumprir as novas regras estipuladas pelo Banco Central que tentam evitar lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros, através de medidas como contas individualizadas.
Segundo apuração do jornal Valor Econômico, a Capitual não teve problema com corretoras concorrentes da Binance, como KuCoin e Huobi, que fizeram a adequação. A empresa lituana alega que não é regulamentada pelo Banco Central e não reconhece o pedido para abertura de contas individualizadas.