O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, voltou a subir nesta quinta-feira (15) e superou os 139.300 pontos, renovando seu maior fechamento histórico. A alta foi puxada por Vale (VALE) e pelos grandes bancos. Na manhã desta sexta-feira (16), os investidores devem se atentar desde cedo a fusão da Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3).
Nas últimas semanas, a Bolsa tem passado por um momento de otimismo generalizado, com investidores confiantes na trajetória da Bolsa brasileira, mesmo diante das incertezas fiscais.
A análise sobre o desempenho do Ibovespa, do cenário macroeconômico e muito mais já está disponível no episódio desta sexta-feira (16) do podcast “Café do Mercado”, nas principais plataformas de podcasts, e apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
- 🎧 Os segredos do mercado no seu ouvido! Ouça os podcasts do Monitor do Mercado e descubra insights valiosos para investir melhor.
Ruídos fiscais pressionam o câmbio
Apesar do bom desempenho da Bolsa, o dólar reagiu negativamente a especulações sobre um possível pacote de aumento de gastos públicos.
Circulou no mercado um suposto plano de expansão do Bolsa Família, inclusão de novos auxílios e uso de recursos públicos para ações como pagamento de contas de luz e realização de cirurgias na rede privada.
O Ministério da Fazenda, no entanto, negou qualquer movimento nesse sentido. O ministro Fernando Haddad afirmou que não há espaço fiscal para novos programas e que o orçamento está sendo reavaliado dentro dos limites disponíveis.
Bolsas no exterior e commodities
Lá fora, os futuros das bolsas norte-americanas apontam para uma abertura em alta de 0,3% nesta manhã. Por outro lado, as commodities metálicas recuam cerca de 1%, enquanto o petróleo opera com leve avanço.
O real teve desempenho mais fraco entre as moedas emergentes, refletindo a cautela dos investidores diante dos ruídos internos.