O Comitê de Orçamento da Câmara dos Estados Unidos aprovou, neste domingo (18), o novo pacote de corte de impostos proposto pelo presidente Donald Trump, que conhecido pelos republicanos como “Beautiful Bill”.
A proposta foi aprovada por 17 votos a 16 e deve ser votada pelo plenário da Câmara ainda nesta semana, segundo informações da Associated Press. Ela prevê a extensão permanente dos cortes de imposto de renda realizados em 2017, durante o primeiro mandato de Trump.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Além disso, cria reduções temporárias de taxas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos. Outro ponto relevante é o aumento significativo de gastos com segurança nas fronteiras e defesa nacional.
O projeto tem gerado resistência entre membros do próprio Partido Republicano. Na tentativa anterior de aprovação, realizada na sexta-feira (16), cinco republicanos votaram contra — um por questões processuais e quatro por preocupações com o impacto fiscal da medida.
No mesmo dia, o presidente Trump usou as redes sociais para pressionar colegas de partido, publicando: “Parem de falar e ajam logo”.
Impacto do pacote de corte de impostos
O Comitê para um Orçamento Federal Responsável, uma organização apartidária de análise fiscal, estima que o pacote adicionará cerca de US$ 3,3 trilhões à dívida pública americana nos próximos dez anos.