O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (20) em alta de 0,34%, aos 140.109,63 pontos — encerrando, pela primeira vez, um fechamento acima dos 140 mil pontos. O volume financeiro foi de R$ 21,7 bilhões.
Durante o pregão, o índice também atingiu uma nova máxima intradiária histórica, tocando em 140.243,86 pontos.
A alta foi impulsionada por uma revisão positiva do banco Morgan Stanley para os ativos brasileiros. A recomendação subiu de neutra para overweight (compra).
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Segundo o banco, o Brasil apresenta valuation atrativo (“está barato”) e há espaço para melhora na política fiscal diante das eleições municipais deste ano. A avaliação é de que o cenário otimista passou a ser o mais provável para o país.
Destaques do Ibovespa
A Vale, ação de maior peso no Ibovespa, fechou estável, com leve alta de 0,02%. Já a Petrobras fechou em alta. As ações ordinárias (PETR3) subiram 0,32%, enquanto as ações preferenciais (PETR4) valorizaram 0,41%.
No setor bancário, a sessão foi mista. Itaú (PN -0,13%) e Santander (Unit -0,10%) caíram modestamente. Bradesco (PN +0,97%, a R$ 15,69) e Banco do Brasil (ON +1,84%) subiram, com o banco estatal corrigindo parte da queda expressivas dos últimos dias.
Entre as maiores altas do dia, ficaram JBS (+4,79%), Marfrig (+4,31%), Vamos (+4,21%). Enquanto isso, Cogna (-7,79%), Yduqs (-5,07%) e Natura (-3,17%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Segundo analistas, o setor de educação foi pressionado por incertezas em relação ao modelo de ensino à distância. Já Marfrig se recuperou após quedas recentes ligadas a temores com gripe aviária.
Acompanhe gráfico Ibovespa (em tempo real):