O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou uma redução nos preços da gasolina e do diesel, diante dos bloqueios causados pela Greve Nacional e dos repetidos atos de violência que vêm ocorrendo há duas semanas. As baixas chegarão a 10 centavos por galão e espera-se a aprovação da Confederação de Associações Indígenas.
“Todos consideram que o preço dos combustíveis se tornou a pedra angular que mantém o conflito e, embora, como governo, estejamos muito claros de que este fator não é o que causa os problemas dos equatorianos, devemos pensar no bem comum e na paz cidadã”, disse o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
“É por isso que decidi reduzir o preço da gasolina extra e do Eco-country, em 10 centavos por galão e diesel também em 10 centavos por galão”, acrescentou Lasso. “Os equatorianos que buscam o diálogo encontrarão um governo com uma mão estendida, aqueles que buscam o caos, a violência e o terrorismo, toda a força da lei. Os equatorianos devem voltar ao caminho do progresso para todos”.
O país está passando pelo seu décimo quinto dia de greve nacional e protestos nas cidades de Quito econômica é quase total na região e, segundo o Poder Executivo, as forças de segurança estão autorizadas a atuar em casos de protestos violentos.
Nicolas Pascuzzi/ CMA LatAm
Tradução: Darlan de Azevedo
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA