Os principais índices de ações do mercado europeu encerraram a sessão em queda, depois de terem começado o pregão em alta. Os resultados dos PMIs divulgados da Alemanha, zona do Euro e Reino Unido foram aquém do que os analistas esperavam. A inflação alta e o risco de estagflação não são desconsiderados pelos investidores.
“Uma série de PMIs de manufatura e serviços de junho foram digeridos, com a desaceleração da zona do euro maior do que o esperado. Enquanto isso, o crescimento industrial do Reino Unido desacelerou mais do que o previsto, embora a produção do setor de serviços tenha apresentado um ritmo de crescimento mais forte”, dizem os analistas da Charles Schwab.
“A queda acentuada no PMI composto de 54,8 para 51,9 da zona do euro indica que a economia já começou a esfriar rapidamente, mesmo antes de o BCE começar a subir”, diz a analista de mercado da City Index, Fiona Cincotta.
“Com os índices de preços permanecendo extremamente fortes, a zona do euro parece ter entrado em um período de estagflação”, disse Jack Allen-Reynolds, economista da Capital Economics.
Outro fator que os investidores continuam levando em conta é o conflito no leste europeu. “A guerra Rússia-Ucrânia transformou fundamentalmente a trajetória da economia global, e da Europa em particular”, escreveram economistas do Barclays.
Confira abaixo os índices no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,97%, 7.020,45 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -1,76%, 12.912,59 pontos
CAC-40 (Paris): -0,45%, -0,80%, 21.615 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,48%, 8.106,40 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,79%, 10.445,40 pontos
PSI-20 (Lisboa): 0,00%, 5.921,51 pontos

Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA


